Tire suas dúvidas
Tem ficado cada vez mais fácil se livrar do aluguel e adquirir seu imóvel próprio. Muitas famílias brasileiras já conseguiram e você pode conseguir também. Veja aqui algumas facilidades e condições de como obter sucesso na compra. Existe a possibilidade da utilização do FGTS como forma de entrada e financiamento em parcelas a partir de R$400.
COMO UTILIZAR SEU FGTS
Usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para dar entrada ou amortizar as parcelas de um imóvel de até 500.000 reais é uma verdadeira mão na roda para os trabalhadores brasileiros. Para ter esse direito, porém, é preciso preencher alguns pré-requisitos, e não se pode ter outro imóvel residencial em seu nome na mesma cidade ou região metropolitana de sua residência.
Na aquisição de imóveis, em que casos se pode usar o dinheiro do FGTS?
Para compra de um imóvel residencial construído ou em construção, com ou sem financiamento, amortização ou mesmo liquidação do saldo devedor em financiamentos imobiliários pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou programas do governo, para amortização total ou parcial ou mesmo liquidação do saldo devedor de consórcios imobiliários.
Quais as condições para eu usar meu FGTS para adquirir um imóvel?
Para o trabalhador:
- Ter três anos de trabalho sob o regime do FGTS, consecutivos ou não;
- Não ser titular de financiamento ativo dentro do SFH em qualquer parte do país;
- E não ter a propriedade, usufruto, cessão ou mesmo tiver assinado promessa de compra e venda de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado na cidade onde trabalhe ou resida, o que também inclui as cidades que façam divisa ou que sejam parte da mesma região metropolitana.
Para o imóvel:
- Ser residencial, urbano e utilizado para a moradia do comprador que utiliza o FGTS.
- Estar localizado na cidade onde o comprador trabalha ou resida há mais de um ano, o que também inclui cidades que façam divisa com a cidade onde se localiza o imóvel, ou que estejam na mesma região metropolitana.
- Estar dentro das regras do SFH, que incluem apenas imóveis de valor de até 500.000 reais atualmente (no caso de imóveis na planta, se quando o imóvel for entregue ele estiver valendo mais do que isso e esse limite não tiver sido ampliado, não será possível usar o FGTS).
- Não ter sido adquirido pelo atual proprietário há menos de três anos com utilização do FGTS.
Documentos necessários para a compra do seu imóvel
Agora que você já sabe como usar o FGTS para comprar a sua casa, você está a um passo de realizar esse sonho. Resta saber quais documentos faltam para você fechar negócio. Confira a lista abaixo:
Aqui é garantia de segurança e satisfação.
Não atrapalhe seu orçamento tendo despesas com as prestações e aluguel ao mesmo tempo. Comprando na MP Bastos você só começa a pagar suas prestações a partir da entrega das chaves!